segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ENTENDENDO A PARÁBOLA DO JOIO E DO TRIGO


MATEUS 13.24-30 "Jesus propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro".

Amados, esta parábola é realmente intrigante pois sabemos que o trigo se refere aos filhos do reino de Deus que serão reunidos e colocados no celeiro de Deus (Nova Jerusalém), e o joio refere-se aos filhos da perdição pois serão queimados (inferno), mas o que realmente nos deixa com uma grande interrogação na mente é o fato de Jesus dizer que estes filhos antagônicos com desejos tão distintos e com objetivos tão diferentes tenham que conviver entre si de tal modo que seja difícil distinguir quem é quem, mas somente na época da colheita. Então como podemos entender esta parábola de modo a aceitá-la em nosso dia a dia?

1) O joio não crescia “automaticamente”. Ele era plantado pelos inimigos do dono da plantação. Tanto isso era comum que semear joio em campo alheio por motivo de vingança era considerado um crime previsto pela legislação romana. Semeá-lo era uma forma de concorrência desleal, pois o joio enfraquece o campo, sugando nutrientes que do contrário seriam destinados ao trigo;

2) O joio, ou Lolium temulentum, também chamado de joio barbado, é um tipo de ervilhácea. É extremamente parecido com o trigo enquanto está na erva, quase irreconhecível. Só se pode distingui-lo do trigo na proximidade da ceifa, mas mesmo assim a separação é manual e trabalhosa;

3) Para que serve o joio? Para nada, só para atrapalhar. Após separado do trigo, deve ser queimado.

A única diferença entre o joio e o trigo se dá no amadurecimento do grão, na época da colheita, ou seja,
quando o joio está maduro ele continua de pé, assim como quando ainda estava verde, porém, quando o trigo está maduro, ele dobra-se, mostrando que está pronto para ser colhido, assim são os filhos de Deus que voluntariamente se humilham e dobram seus joelhos diante de seu Criador e Redentor, mas os filhos da perdição não se dobram e continuam eretos em orgulho extremo, cheios de torpeza separados para a grande queima.

Você que é trigo, não faça o papel de joio, pois o joio não serve para nada,  apenas para sugar aqueles que tem uma vida regrada com DEUS,  o joio não refreia  sua língua causando divisão nas igrejas, o joio não é submisso à autoridades levantadas por DEUS, o joio tem uma única preocupação: levar consigo aqueles que estão ao seu lado para o caminho perverso, enfim, o joio serve apenas para que, quando chegar a colheita a glória de DEUS se manifeste e então este joio será lançado no fogo, preocupe-se em ser um trigo genuíno que ama a DEUS e busca os interesses do Reino dos Céus, pois do resto DEUS cuidará, e na hora da colheita seremos separados pelo PAPAI.

“Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, para a glória de Deus Pai.” Fil 2:10

Um comentário:

  1. Não existe nem uma passagem bíblica informando que as pessoas más serão queimadas no fogo. Isso é fora da lógica de um Deus amoroso deixar isso acontecer mesmo que sejam pessoas ruins. pesquise mais sobre o que significa inferno. não é um lugar de tormento.

    ResponderExcluir