terça-feira, 7 de setembro de 2010

VOCÊ É UM LEVITA?


Texto base: "E seus irmãos, os levitas, foram postos para todo o ministério do tabernáculo da casa de Deus. (1 Crônicas 6:48). 
Amados, a palavra "levitas" é derivada de "LEVI" do Hebraico LÊWI ligado a raiz IÃWÂ que significa JUNTAR , ou ainda HILLAWEH que significa UNIR. O nome HILLAWEH (LEVÍ) é da mesma família onomatopaica da palavra HALELUIA. Vamos estudar um pouco mais sobre Levi e entenderemos o porquê deste nome.
"Outra vez concebeu Lia, e deu à luz um filho, e disse: Agora, desta vez, se unirá mais a mim meu marido, porque lhe dei à luz três filhos; por isso, lhe chamou Levi." (Gênesis 29:34), portanto a palavra "Levi" aparece a primeira vez em Gênesis como podemos ver acima, e ao contrário do que muitos pensam, "Levi" filho de Lia não era um adorador nato, mas sim dado à violência, conforme nos mostra o Verso 25 de Gênesis 34: "E aconteceu que, ao terceiro dia, quando estavam com a mais violenta dor, os dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, tomaram cada um a sua espada, e entraram afoitamente na cidade, e mataram todos os homens".

Aonde quero chegar? Simples, muitos hoje em dia se dizem ou se auto denominam como "levitas", mas pouco sabem sobre o papel do "levita", e também nem imaginam o que aconteceu com o sacerdócio levítico após a vitória de Cristo na cruz do calvário.
Sim, irmãos, os levitas tinham a incumbência de trabalhar no tabernáculo de Deus, este era o seu ministério, e de todas as tribos, a tribo de "Levi" era a que recebera um carinho muito especial da parte de Deus, ou seja, os Levitas receberam o que nenhuma outra tribo havia recebido, como assim?

Todas as tribos receberam sua parte da herança das terras conquistadas, mas não a tribo de "Levi" que recebera algo maior e que não poderia ser comparado com nenhuma terra, mesmo que esta terra fosse de ouro sólido: a herança dos Levitas era o próprio "Deus".

Mas quais eram as tarefas dos levitas? Vejamos: "assistir aos filhos de Arão no ministério da casa do SENHOR, nos átrios, e nas câmaras, e na purificação de todas as coisas sagradas, e na obra do ministério da casa de Deus, e para estarem cada manhã em pé para louvarem e celebrarem ao SENHOR; e semelhantemente à tarde".

E hoje em dia irmãos? O que aconteceu com o ministério dos levitas? Vocês sabem? Vejamos o que diz a carta aos Hebreus 7.18-19 explicando sobre o sacerdócio Levítico: "Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade, (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus. O que significa a frase "o precedente mandamento é ab-rogado"? É simples, significa que o mandamento anterior foi colocado fora de uso, por causa da Nova Aliança em Cristo Jesus.

Portanto irmãos, resumindo, o sacerdócio Levítico foi posto fora de uso e isso não sou eu quem está falando, mas a autoridade máxima que são as Escrituras Sagradas.
Você acredita que é um Levita? Te digo que isso só é possível se você for um judeu e pertencer à tribo de Levi, (e ainda assim com um sacerdócio que já se findou) do contrário você não é um Levita, pois este cargo ministerial foi exterminado com a Nova Aliança.

E na Nova Aliança, Jesus disse que o Pai procura verdadeiros adoradores que O adorem em espírito e em verdade, e que estejam dispostos a se entregarem ao mais nobre cargo que é o de servo de Jesus!
Só que Jesus é tão maravilhoso que aos servos Ele não chama de "servos", mas sim de amigos, e os que aceitam à Jesus como Senhor de suas vidas, o Pai os chama de filhos (João 1.12).

O importante em tudo isto é o fato de Cristo ter nos resgatado da morte eterna e não estarmos mais
debaixo de maldição, e assim não há a necessidade de Levitas para serviço no tabernáculo, pois agora o tabernáculo de Deus são os homens.

Os Levitas não devem ficar tristes pelo fim do sacerdócio, mas devem se orgulhar, pois foram escolhidos por Deus para o mais nobre trabalho que já existiu desde a fundação do mundo, que é o de cuidar da casa de Deus, dos seus utensílios e preparar o encontro de Deus com os homens, sim este era um trabalho de fundamental importância e a tribo escolhida com certeza tem o mais profundo orgulho de ter servido ao Seu Senhor.

Deixo um versículo para vossa apreciação: "Toma os levitas em lugar de todo o primogênito entre os filhos de Israel, e os animais dos levitas em lugar dos seus animais; porquanto os levitas serão meus: Eu sou o SENHOR. (Números 3:45). Isto sim é uma grande honra, ouvir do próprio Deus que você Lhe pertence.
Você que se intitula "Levita", seja simplesmente um "adorador" que o Pai já encontrou e não necessita mais de procurar.

Por Ele, por meio Dele e para Ele são todas as coisas, à Ele pois a glória eternamente. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário