quarta-feira, 15 de setembro de 2010

CRISE DE IDENTIDADE

Texto base: Daniel 1:7 "E o chefe dos eunucos lhes pós outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego".

Amados, para os judeus, os nomes tinham significados. Eram dados pelos pais, como expressões de louvor a Deus e com o anseio de que seus filhos tivessem um compromisso verdadeiro com o Senhor. Ao mudarem estes nomes, os babilônios não os estavam apenas "traduzindo", do hebraico para o caldeu. Eles queriam adequar seus significados, de acordo com os seus deuses e ídolos (Dn.4:8: "...se me apresentou Daniel, cujo nome é Beltessazar, segundo o nome do meu deus...").
Veja como eram, e como ficaram os nomes dos nossos amigos:

DANIEL - "Deus é meu juiz", mudou para BELTESSAZAR - "príncipe de Bel" (deus babilônico);
MISAEL - "quem é como Deus?", para MESAQUE - "quem é como Aku" (deus da Lua);
HANANIAS - "Jeová é misericordioso", para SADRAQUE - "amigo do rei" (tido como deus);
AZARIAS - "Jeová é o meu socorro", para ABEDE-NEGO - "servo de Nego" (outro deus deles).

Vocês já imaginaram como é que estava a cabeça destes homens quando deixaram de ser chamados por nomes que glorificavam o Deus Altíssimo e passaram a ser chamados por nomes que honravam os deuses pagãos? Acredito que todas as vezes em que eram chamados por nomes que glorificavam os deuses pagãos, a mente deles pensava assim: "Não, meu nome não é este, meu nome é mais excelente do que qualquer nome de deuses pagãos, meu nome é para honra e glória do "Eu Sou".

E quanto ao nome Jacó? Várias vezes Deus dizia ser o "Deus de Avraham (Abraão), Yitzack (Isaac), e Jacó (Yaakov ). Porque tantas vezes o próprio Eterno e seus profetas continuavam chamando Yaakov de Yaakov e não de Israel? Porque Yaakov é um nome tão honrado. E como apesar disto, quem inventou que o nome Jacó quer dizer mentiroso e trapaceiro?. "Deus de Abraão, Isaque e de mentiroso e trapaceiro"?? Com certeza que nosso Deus não é um Deus de mentirosos e trapaceiros.
Não existe o som de JOTA no hebraico. O nome real de Jacó é Yaakov, que em hebraico significa suplantador/Suplantar
su.plan.tar
(lat supplantare) vtd 1 Meter sob a planta dos pés; calcar, pisar: Suplantar a grama, as folhas. 2 Prostrar aos pés (o vencido); derrubar: Suplantar o adversário. 3 Levar vantagem a, ser superior a; exceder, sobrelevar, vencer: Jacó suplantou Esaú e o anjo. O Nome Yaakov, deriva ,em hebraico da palavra “calcanhar”.

Porque será então que o Senhor Deus mudou o nome de Jacó? Porque Jacó teve uma experiência real com Deus e ficou marcado para sempre, tendo a mudança do seu nome de Jacó para Israel, que significa: “campeão com Deus, o que luta ou prevalece com Deus” (Gn 32.28).

Alguns perderam sua identidade tais como:
Sansão deixa sua identidade de nazireu, pois se afastou das ordens de Deus e se deixou levar por Dalila, e literalmente perdeu sua força que provinha do próprio Deus, mas reencontrou sua identidade antes de morrer.
Davi deixa sua identidade de rei segundo o coração de Deus ao cometer adultério e assassinar seu leal soldado de guerra "Urias", mas reencontrou sua identidade e pediu perdão a Deus, e deixou isto registrado no Salmo 51.
Pedro deixa sua identidade de servo de Jesus ao negar seu Senhor por três vezes, mas depois reencontra esta identidade ao ser indagado por três vezes pelo próprio Jesus se Pedro realmente o amava.

Mas por que estou dizendo isto? É que hoje em dia muitos tem perdido a sua identidade e está difícil de encontrar sua identidade diante de Deus, homens e mulheres se nomeiam de maneira depreciativa, como por exemplo:
A mulher é chamada de "popozudas", "cachorras" "vadias" e "potrancas" e os homens de "tigrãos", malandros, zés manés, etc, em músicas mundanas, e isso parece que os deixam felizes pois estão com a mente completamente anestesiados pelo poder das trevas e seus ouvidos acabam gostando do que ouvem.

Amados, para aqueles que buscam a Deus existe uma identidade mais do que excelente e diante do Pai somos conhecidos como:
Filhos de Deus (João 1.12)
Reis e sacerdotes (Apocalipse 5.10)

E olha só o que Deus fará naquele grande dia com os seus escolhidos:
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe". (Apocalipse 2:17).

Nunca perca sua identidade, é isso que o inimigo de nossas almas quer.

Por Ele, por meio Dele e para Ele são todas as coisas, à Ele pois a glória eternamente. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário