quinta-feira, 16 de setembro de 2010

JESUS CHOROU E AINDA CHORA!


Texto base: "Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.
Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se. E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê. Jesus chorou". (João 11:32-35).

Amados de Jesus, a Bíblia relata somente duas vezes em que nosso Senhor Jesus tenha chorado, primeiro neste caso em que seu amigo Lázaro está morto e a segunda é quando Ele está diante da cidade de Jerusalém e chora sobre ela.

Eu fico imaginando quantas mais vezes nosso Senhor deve ter chorado em sua breve passagem pela terra, porque chorar não é somente o ato demonstrado ao público, mas existem choros que muitas vezes escondemos das pessoas e guardamos somente para nós, não por vergonha de chorar diante das pessoas, mas pelo simples fato de saber que as pessoas realmente são assim, ou seja, são ruins e esta é a nossa natureza, a natureza do pecado, que entristece a Deus.

Creio que Jesus chorou quando:

- Quando houve o primeiro pecado cometido por satanás quando declarou que queria ser igual a Deus  exaltando seu trono, querendo usurpar a adoração que não lhe pertence. A Bíblia é bem clara quando diz: "Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei!". (Isaias 42.8)
- Adão escolheu a árvore do conhecimento do bem e do mal ao invés da árvore da vida. (Jesus disse:Eu sou a videira verdadeira e todo ramo que estando em mim não der fruto será lançado fora para ser queimado).
- Quando houve o primeiro homicidio (Pois a Bíblia declara que "Quão bom e agradável é que os irmãos vivam em união).
- Quando a corrupção do gênero humano se multiplicou junto com a sua iniquidade, fazendo com que Deus dissesse que havia se arrependido de ter criado o homem. (Gênesis 6:7).
- Quando Deus derramou o dilúvio sobre a terra fazendo perecer toda carne com vida que havia sobre a terra, tanto de homens como de animais. (A Bíblia declara que Deus "Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei. (Ezequiel 18:32).
- Quando Israel seu povo que foi liberto das mãos dos egípcios através de maravilhas, se prostrou diante de um bezerro de ouro, trocando a sua majestade e santidade por obra feita por mãos humanas. "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. (Êxodo 20:4)
- Quando o povo que foi escolhido por Ele, simplesmente por motivos de hipocrisia religiosa, distorção do
caráter invertendo o bem pelo mal, escolhe a liberdade de um ladrão e pede a crucificação Daquele que criou toda a humanidade e abrindo mão da sua glória, se fez carne para habitar entre os homens a fim de trazer salvação à todos os que crêem. "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por mim". (João 14.6).

E nós? quando é que fazemos Jesus chorar? vejamos a carta aos Hebreus 6: 4-6 "Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo. E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério".

Quando estamos no pecado contínuo estamos crucificando novamente o Filho de Deus e o expondo à vergonha.
Só lembrando amados irmãos, o pecado contínuo caracteriza a blasfêmia contra o Espírito Santo, pois estamos abrindo mão do que é santo e abraçando aquilo que é profano.
Quando deixamos de ouvir a voz do Espírito Santo significa que Ele já está distante e tudo em nosso ser se torna um vazio, um oco e sem vida.
Quando abrimos mão de estar diante de Deus, podemos estar abrindo mão de nossa salvação, pois a blasfêmia contra o Espírito nos leva a morte eterna.

Jesus tem chorado por você? De tristeza ou de alegria?

Por Ele, por meio Dele e para Ele são todas as coisas, a glória pois à Ele eternamente. Amém!

Um comentário: