sexta-feira, 3 de setembro de 2010

MÚSICA SACRA E MÚSICA SECULAR, QUAL É A DIFERENÇA?


Amados, o intuíto desta matéria é somente informativo e não com a finalidade de dizer se é certo ou não escutar música secular, estarei abordando mais sobre o assunto Biblicamente falando em outra oportunidade:

•A música sacra, em sentido restrito (e mais usado), é a música erudita própria da tradição religiosa judaico-cristã.
Em sentido mais amplo é usado como sinônimo de música religiosa, que é a música nos cultos de quaisquer tradições religiosas.
Convém saber, que toda a música sacra é religiosa, mas nem toda música religiosa é música sacra.

Uma música não é considerada sacra apenas porque o seu autor é um cristão, a sua letra fala de Cristo, ou porque pertence ao repertório de alguma Religião. Ela deve ser santa em si mesma, porque música sacra, é música santa.
Principais Características da Música Sacra:
-Promove uma correta visão de Deus, de Sua justiça e de Seu amor.
-Sua letra deve comunicar uma mensagem bíblica doutrinária, de gratidão, e/ou de louvor ao Nome do nosso Criador.
-Não desperta sentimentos humanos do passado ou do presente, vividos em experiências alheias aos   propósitos da Salvação.
-Impulsiona a viver por Cristo e para Cristo.
-Não lembra a música secular em quaisquer de suas formas.
-A letra deve ser uma oração, e por conta disso, todo o seu conteúdo deve ser bem claro para merecer um AMÉM no final.
-Os elementos musicais são subalternos aos elementos religiosos em toda sua composição.
-Sua forma musical deve comunicar Espiritualidade.
-Desenvolve no pecador, uma correta visão de si mesmo e do seu estado pecaminoso.
-Conscientiza o pecador da importância do sacrifício na cruz em seu favor, e desenvolve a sua fé.
-Desperta e desenvolve os sentimentos religiosos que motivam a reverência e a adoração ao criador.

"A música deverá não ter nenhum outro alvo ou objetivo senão a glória de Deus e a recreação da alma."


Música secular é a música destituída da temática religiosa. No mundo ocidental, começou a desenvolver-se no fim da idade média, por consequência do enfraquecimento do poder da Igreja Católica, que outrora influenciava todos os aspectos da vida medieval, incluindo a música.


A música secular na idade média envolvia canções de temas amorosos, satíricos e dramáticos. Percussões, harpas e sopros eram, no início de sua história, os instrumentos mais usados, por serem fáceis de carregar por músicos viajantes. As técnicas nos instrumentos eram geralmente ensinadas via tradição oral.

A letra era, na época, o grande destaque da música secular, já que as letras eram feitas para que pessoas comuns pudessem cantar juntas(mais uma vez, em oposição à música sacra). A secularização da música somente cresceu à partir daí, durante a idade moderna e a idade contemporânea. Muitos cantores de música secular também se dedicam á serem também cantores de música de Igreja.

Nas Igrejas Protestantes Neo-Pentecostais, a Música Secular é chamada de Música do mundo ou Música mundana.

Por Ele, por meio Dele e para Ele são todas as coisas, à Ele pois a glória eternamente. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário