quinta-feira, 19 de agosto de 2010

QUAL ERA A VERDADEIRA FISIONOMIA DE JESUS?

TEXTO BASE:  Mateus 1.18-20
"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;

Amados, começo a digitar estas linhas com muito receio de ser atacado como um herético, mas em contra-partida com muita convicção do que desejo falar, pois meu objetivo não é criar polêmica e sim expor o que penso a respeito do assunto em questão que é: Qual era a fisionomia de Jesus? Ele tinha as características físicas de um judeu? Porque digo isto? É que muito tenho ouvido a respeito deste assunto, uns dizem que Ele não tinha beleza e nem formosura, outros dizem que Ele tinha as características físicas de um judeu, etc.
Bom, para entrarmos neste assunto eu gostaria de ilustrar em poucas linhas algumas informações que nos dizem  "onde se originam as características físicas do ser humano, tais como olhos, cabelos, etc".
Veremos isto dentro da "ciência da hereditariedade" que é a genética, pois a ciência e a Bíblia se harmonizam. Com a ajuda da ciência e fundamentado em bases Bíblicas poderei defender minha tese, portanto vamos a um pouco de genética e depois entraremos no campo Bíblico:

Cromossomos dos pais se unem e definem as características dos novos indivíduos:

As células reprodutoras masculinas - os espermatozóides - e as células reprodutoras femininas - os óvulos - são geradas por meiose e cada uma contém 23 cromossomos. Na fecundação, os 23 cromossomos do espermatozóide do pai se unem aos 23 cromossomos do óvulo da mãe, e a união das duas células vai originar uma célula humana completa, com 46 cromossomos. Os 23 cromossomos provenientes do pai formarão pares com os 23 cromossomos vindos da mãe e a junção dos dois grupos de cromossomos definirá as características do novo indivíduo.
Os pares dispõem-se de modo que cada gene materno, está em frente de um gene paterno. Cada par de genes determina uma característica particular do indivíduo, como a cor de cabelo, altura e qualquer outro aspecto de seu metabolismo.
Na célula-ovo portanto há 46 cromossomos. Entre estes cromossomas,  44 (22 do pai e 22 da mãe), que determinam todas as funções e estruturas físicas hereditárias.
O último par de cromossomos é o que determina o sexo do indivíduo: o par XX indica que o indivíduo é mulher e o par XY indica que é homem. Nas mulheres, um X veio da mãe e o outro, do pai. Nos homens, o X veio da mãe e o Y do pai, pois a mãe não tem cromossomo Y, já que só homens o têm.
Assim que se confirma a gestação, os pais sentem invariavelmente uma ansiedade por querer saber detalhes físicos como sexo, cor de olhos e cabelo, semelhanças com familiares e uma preocupação em relação ao pleno desenvolvimento da criança.
As respostas a todas essas perguntas são determinadas no momento exato em que o óvulo da mãe é fecundado pelo espermatozóide do pai. O óvulo e o espermatozóide contêm em seu interior 23 minúsculos cordões chamados de cromossomas, que possuem todas as características hereditárias.

Depois de lermos o relato científico acima e relembrarmos um pouco sobre o assunto que nos é ensinado na época do colégio, podemos dizer que:

1) Jesus não se parecia nem com a sua mãe e nem com o seu pai.
Ele foi gerado pelo Espírito Santo e portanto não havia cromossomos nem da mãe (Maria) e nem do pai (José) para determinarem as características físicas de Jesus. Podemos confirmar isto no texto de Mateus 1.20  "E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo".


2) Jesus não tinha aparência de judeu, a não ser por suas indumentárias que certamente eram idênticas ao do povo judeu.
Filipenses 2.7  "Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens". (Não quero criar aqui nenhuma doutrina, só estou dizendo que Jesus não tinha as características físicas de um judeu). Estou de pleno acordo que Jesus era totalmente Deus e totalmente homem sem deixar de ser Deus, baseando-me no texto de Colossensses 2.9 "Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade".


3) Não acredito em hipótese alguma que Jesus não tinha beleza e nem formosura como muitos falam baseados em Isaias 53.2.
Este versículo se refere ao servo sofredor que estava levando sobre si os pecados do mundo. Como eu posso saber isto? Simples, o que as pessoas viam em Jesus era o que está descrito nos versos 4 e 5, vejamos:  "Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.


4) Jesus não tinha nenhuma célula "cromossômica determinante de aparência física" nem de Maria e nem de José quando estava no ventre de Maria.
Como eu posso afirmar isto? 2 Coríntios 5.21 "Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus". E também no texto de 1 João 3.5 "E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado". Se Ele tivesse os 46 cromossomos, 23 de Maria e 23 de José, então Jesus teria sido formado no pecado e portanto seria um pecador como toda a humanidade, e confirmando isto disse o salmista no Salmo 51.5 "Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe".

E para terminar imagino que, se Jesus não tem um DNA humano (gerado pelo Espírito Santo), Ele tem um DNA divino, ou seja, "O Verbo que se fez carne e habitou entre nós cheio de graça e verdade".
Porque divino? É que "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus".

Qual era a fisionomia Dele? Não sei, mas creio que seus olhos irradiavam um amor tão grande, mas tão grande que quando Ele olhava para as pessoas acontecia exatamente isto, constrangimento "Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram".

Prefiro crer que Ele era simplesmente lindo, não como um judeu, ou samaritano, ou romano, mas simplesmente como um cidadão do céu, como um que tem toda a plenitude da divindade.

Segue alguns versículos para vossa apreciação e meditação:
- Isaías 33:17 "Os teus olhos verão o rei na sua formosura, e verão a terra que está longe". Isaías profetizou cerca de 700 anos antes da chegada de Jesus, e quando o Verbo se fez carne eles puderam contemplar o Rei em sua formosura.
- Zacarias 9:17 "Porque, quão grande é a sua bondade! E quão grande é a sua formosura! O trigo fará florescer os jovens e o mosto as virgens". Deus fala ao profeta Zacarias e ele pôde vislumbrar através de uma revelação a formosura de Deus.
- Salmos 27:4 "Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo". O salmista queria contemplar a formosura de Jesus.
- Salmos 90:17  "E seja sobre nós a formosura do SENHOR nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos". O salmista queria a formosura de Jesus sobre a vida dele.
- Salmos 50:2  "Desde Sião, a perfeição da formosura, resplandeceu Deus". Ele sim é a perfeição da formosura, por isso resplandece!   
Portanto eu fico com esta aparência de Jesus revelada pelo apóstolo João que um dia iremos encontrar: "E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao latão reluzente".

Jesus é lindo !

Um comentário:

  1. Para quem se diz cristão, saber algo sobre Jesus Cristo é muito importante. Trata-se de conhecer nossa origem de vida espiritual. Parabéns a Luiz Pastore pelo texto, e ao mesmo tempo muito obrigado por nos dar informações sobre alguém que modificou a humanidade, e nos deu a certeza da eternidade.Shalom!

    ResponderExcluir