sábado, 28 de agosto de 2010

FICA SENHOR, JÁ SE FAZ TARDE!


Texto base: Lucas 24:29 "E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles".

Amados de Jesus o Cristo, algo interessante acontece no texto de Lucas 24:29 que é o fato dos discípulos no caminho de Emaús terem "constrangido" Jesus. O dicionário informa que a palavra "constranger" tem alguns significados como: forçar, obrigar pela força, apertar, coagir, impedir os movimentos de, ou proibir o meio de ação. E isto é algo que não é de se espantar, pois a pessoa que tem alguns momentos com Jesus, nunca mais quer deixar que Ele vá embora.
E foi exatamente o que aqueles discípulos fizeram, eles literalmente impediram que o Senhor Jesus fosse embora, ou seja, eles queriam extrair o máximo que podiam Dele.
O que é que fazia com que as pessoas abandonassem tudo para seguir a Jesus? Primeiramente creio que vivemos em um mundo carente de alegria, pois "o mundo jaz no maligno" e era exatamente o que Jesus proporcionava aos seus ouvintes e isto está bem claro quando o salmista declarou assim: "na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.(Salmos 16:11).
Vemos também o contrário, ou seja, as pessoas constrangidas a ficar por causa do amor que emana de Jesus, o apóstolo Paulo nos mostra isto em sua carta de 2 Coríntios 5:14 "Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram".
Outra carência que os seres humanos tem é a falta de paz, e não falo sobre aquele momento calmo e tranquilo, mas sim da paz de espírito que somente pode ser dada por Ele (Jesus) aos que o recebem, e realmente Jesus declarou isto no livro de João 14:27 "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize".
Outra coisa que acredito que fazia com que as pessoas simplesmente ficavam extasiadas, eram as palavras que saiam dos lábios de Jesus, você deve estar perguntando: como assim?
Bom, podemos ver no livro de João 7:45-46 algo realmente digno de nota, vejamos: "E os servidores foram ter com os principais dos sacerdotes e fariseus; e eles lhes perguntaram: Por que não o trouxestes?
Responderam os servidores: Nunca homem algum falou assim como este homem". Vocês podem imaginar a cena? aqueles homens foram atrás de Jesus com um único intuíto: "prender Jesus e levar aos principais sacerdotes", e porque não o fizeram? simples, Jesus tinha palavras sobre algo que eles nunca haviam ouvido, era um alimento vindo do céu, que alimentava a alma dos ouvintes. Pedro testemunhou isto dizendo assim: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. (João 6:68).
Portanto não fico espantado quando leio que aqueles discipulos no caminho de Emaús "constrangeram" Jesus a ficar com eles, pois Jesus tem o dom de atrair seus servos para si, pois não O escolhemos, mas Ele nos escolheu, e Ele com o seu poder irá "congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; (Efésios 1:10). 
E você tem constrangido "Jesus" a ficar contigo? Nem que seja mais um pouco, fica Senhor, fica Senhor, fica Senhor! E Jesus te pergunta: tu Me amas? "Então Me constrange a ficar contigo"

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário