segunda-feira, 30 de agosto de 2010

SALVAÇÃO E LIBERTAÇÃO


Textos base: Apocalipse 13:8 E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

2 Tessalonicenses 2:13 "Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;"

1 Samuel 14:45 "Porém o povo disse a Saul: Morrerá Jônatas, que efetuou tão grande salvação em Israel?"

Amados, podemos perceber nos textos acima dois tipos de salvação, a salvação que Deus proporciona ao homem dando-lhe direito à vida eterna e a salvação de homens que em tempos de guerra foram usados também por Deus para salvar o povo das garras de seus inimigos.  E para que o homem pudesse compreender a diferença entre a "libertação e salvação de Deus" e a "libertação dos homens", Ele (O Senhor) separa desde o princípio seus servos para livrar seu povo escolhido das mãos dos seus inimigos, mas sempre deixou bem claro que toda salvação está somente Nele.
Pois bem, sabemos que as Escrituras Sagradas estabelecem períodos e estes períodos são divididos assim: Os patriarcas, Juízes, reis e profetas, e depois disso está o Novo Testamento revelando Jesus como Senhor e Salvador de nossas almas, em cada período Deus estabeleceu libertadores, não para salvação do homem, mas para libertação da opressão dos seus inimigos, vejamos alguns deles:

Era dos patriarcas: Deus chama a Noé para dar continuidade a descendência da raça humana na terra; Noé era um homem justo e bom, mas existe um relato bíblico em que Noé se revela um homem que "aparentemente" tem problemas com o vinho, veja: (Gênesis 9:21) "E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.", sendo que seu filho com nome de "Cão" viu sua nudez e então Noé amaldiçoa a Canaã que é a descendencia de seu filho "Cão", vemos então que apesar de Noé ser um homem justo, tinha seus defeitos e não perfeito para salvar a humanidade.
Ainda dentro do período dos patriarcas, Deus chama a Abrão e o coloca como "pai de nações", passando a se chamar então "Abraão", mas vemos também que Abraão não era perfeito pois apesar de ser chamado de "pai de nações" e também de "amigo de Deus", também teve medo e por isso acabou mentindo para salvar sua pele no Egito e talvez por precipitação ou incredulidade não soube esperar pelo filho da promessa que era "Isaque" e acabou gerando a "ismael" que gerou a nação do Ismaelitas (Árabes) que até hoje são inimigos de Israel, portanto Abraão não tinha como trazer salvação para a humanidade pois também tinha defeitos.
Deus então escolhe um homem chamado "Moisés" para para ser o libertador do seu povo que estava cativo no Egito, mas "Moisés" revela-se um homem violento, assassino e explosivo, pois além de matar um egípcio, desobedeceu a Deus quando o Senhor pediu que simplesmente falasse à rocha para que desse água ao povo, espancando a rocha e perdendo a chance de entrar em Canaã.

Era dos juízes: Deus então chama a "Gideão" , mas Gideão além de ter grandes dúvidas em relação ao que Deus tem prometido, também acabou fazendo um Éfode que acabou sendo por pedra de tropeço para ele e toda sua casa, portanto Gideão também não era o homem ideal.
Deus chama então "Sansão", que acaba se revelando um homem cheio de lascivia e vivia se prostituindo e caiu em tremenda desobediência a ponto do "Santo Espírito" se apartar dele, sendo chacoteado pelos seus inimigos e morrendo também na casa dos filisteus.

Era dos reis: Deus unge um homem segundo o Seu coração, então Davi se torna rei, mas também revela seu lado negro adulterando com Bateseba a mulher de Urias o Heteu, portanto mais uma vez vimos que o homem não era capaz de salvar a humanidade devido aos seus pecados.
Deus então designa "Salomão" e este teve uma trajetória bem pior do que seu pai Davi, pois seguiu outros deuses de suas mulheres estrangeiras oferecendo holocautos.

Era dos profetas: Deus chama um a um desde Isaias, Jeremias, Ezequiel, até chegar em João Batista, todos eles foram muito usados, mas sempre faltava alguma coisa, pois não eram perfeitos e não podiam oferecer-se como expiação para salvar a humanidade, então um certo dia Deus usa um dos seus profetas para dizer o seguinte:
"Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel" (Isaías 7:14), e através deste mesmo profeta diz: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”(Isaias 9:6). E ainda através do mesmo profeta, Deus manda um recado ao povo que aguardava a chegada do Messias: “Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça.A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça” (Isaias 42.1-3).
A era do Senhor: E quando Jesus está para iniciar seu ministério, Ele entra numa sinagoga e diz algo que havia falado ao seu profeta Isaias 700 anos antes: O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado (Isaias 61: 1-3).

Amados, a "era do Senhor" não acabou e nunca acabará, pois seu reinado não tem fim, e isto é para se cumpra a palavra profética que está no livro de Samos 45:6 e Hebreus 1:8 "Mas, do Filho, diz: O Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino".

Esta é a diferença entre ser libertado por homens e ser liberto e salvo por Jesus.


Por Ele, por meio Dele e para Ele são todas as coisas, a Ele pois a glória eternamente. amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário